domingo, 27 de janeiro de 2008

O tabu da virgindade feminina

Os conceitos e valores a cerca da virgindade feminina e masculina sempre foram diferentes, mas, a polêmica em relação à feminina é maior por envolver também um fator biológico: o hímem. O hímem é uma membrana localizada na entrada da vagina, que durante a infância tem a função de proteger a garota contra possíveis infecções, já que a criança não produz hormônios suficientes para proteger-se sozinha.
Antigamente era preciso ser virgem para obter respeito e garantir um bom casamento. As mulheres que transavam antes do casamento eram consideradas fáceis e sem valor algum. O preconceito era tanto por parte dos homens quanto por parte das outras mulheres. Mas, e agora, que respeito é conquistado de várias outras formas que não privação de sexo, numa época em que as mulheres não estão nem um pouco preocupadas e nem com prioridades no casamento?
Hoje em dia, muito mais que um fator biológico, a virgindade feminina é também um fator sócio-cultural, que envolve conceitos pessoais que foram evoluindo ao longo do tempo. Até que foi boa a evolução, a modernidade, mas o lado ruim foi a banalização do sexo. Virgindade virou um rótulo, não é mais apenas um hímem, porque há garotas que praticam outras modalidades de sexo, como o oral, com a finalidade de permanecerem 'virgens'. Que utópico! Ao meu ver, essas mulheres já não são mais virgens, mesmo que não tenha acontecido o rompimento do hímem.
Esse rompimento pode dar-se ao usar absorvente interno, ao cair de bicicleta etc, então essas garotas não são mais virgens por nao possuírem mais hímem, sendo que nunca tiveram contato mais íntimo com um homem, e o outro grupo que pratica outras formas de sexo, mas possuem hímem, são? Tiremos o hímem da história e veremos que o síntese de virgindade é subjetivo e vai muito além de fatores biológicos e físicos. É igualmente, a perca da inocência, o rompimento do hímem, mas também de tabus, (pré)conceitos e barreiras. É a liberação inconsciente da mulher moderna, a ascensão da liberdade sexual, que deve ser praticada com pessoas 'certas', com consciência e proteção, sem a banalização que tornou-se.
Perder a virgindade gera dor, e não apenas a dor física, mas também a dor emocional, porque não há mudança sem dor, e essa fase de transição de menina pra mulher gera conflitos também, por isso é legal que seja com carinho e prevenção, para o que é para ser bom, não tornar-se pesadelo. Não é complicado, na verdade se formos analisar a fundo, é simples até demais, porém ninguém senta e discute o assunto, facilitando a criação de monstros e tabus.

13 comentários:

Unknown disse...

Um bom texto para «desanuviar» algumas cabeças. Um bom aspirador para limpar teias de aranha.
Parabéns
ARCA DE TERNURA

Unknown disse...

muito legal...adorei seu "pé firme" nas suas pressuposições.
beijos docinho de damasco,hehehe

Blog do Sandália disse...

Não sou muito especialista em assuntos sobre virgindade. Mas que seu texto está muito em escrito isso eu tenho certeza .

O Profeta disse...

Este vento que sopra nos brandais
Leva de arrasto a minha alma
A proa estende-se adiante na vaga
Olhar de garça o meu coração acalma


Boa semana


Mágico beijo

Bianca Feijó disse...

Oi querida!

é sempre polemico esses assuntos e sempre em torno das mulheres...e é isto aí, sempre vale a pena ressaltar que tem ser legal com alguém que se goste e com preservação.

Beijos!

. fina flor . disse...

assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade.... aff

beijos, querida

MM.

Diogo Gabriel Fortuna disse...

olá, chamo-me diogo e queia dizer se quiseres mais informações podes vir a http://xxxsexualidade.bogspot.com, tens aqui mais algumas informações que te podem ser importantes

beijos

diogo

Anônimo disse...

Nossa texto increvel achei muito legal!!!Para quebra varios tabu que se emponhe a virgindade ate mesmo sem sentar e converçar a respeito incrivel!!!

Anônimo disse...

Não tomarão por esposa uma mulher prostituída ou desonrada, nem uma mulher repudiada pelo marido [...]. (Levítico 21:07).

Tomará para esposa uma virgem. Não casarás com uma viúva, com uma mulher repudiada pelo marido ou desonrada pela prostituição. Virgem de seu povo, essa sim, tomarás por mulher. (Levítico 21:13-14).

Anônimo disse...

Qualquer ferida, menos a ferida do coração! Qualquer maldade, mas não a maldade da mulher! [...]. Será preferível viver com um leão ou com um dragão do que com uma mulher perversa. A malícia da mulher transforma-lhe as feições, torna-lhe o rosto como o de um urso. No meio dos seus vizinhos senta-se o marido, e, ouvindo-os suspira amargamente. Toda malícia é leve, comparada à malícia da mulher; que a sorte dos pecadores caia sobre ela! O que é uma encosta arenosa para os pés de um ancião, assim é uma mulher desbocada para um marido pacato [...]. Escravidão, ignomínia e vergonha, quando uma mulher sustenta o marido. Coração abatido, semblante triste e chaga no coração, eis o que produz uma mulher perversa. Mãos lânguidas, joelhos vacilantes, eis o que causa uma mulher que não faz a felicidade do seu marido. Foi pela mulher que começou o pecado e é por ela que todos morreremos. Não dês saída à água nem à mulher perversa a liberdade de falar. Se ela não andar sob a direção da tua mão, separa-te de tua pessoa. (Eclesiástico 25:13-26).

Anônimo disse...

Fico pensando; como um homem tem a (in) capacidade de se casar com uma mulher que já fez sexo com outros, e ainda exigir que a sociedade respeite esta mulher? Como respeitar alguém que já fez de tudo com outros homens a troco de uma carona, um presentinho ou um copinho de cerveja?

Muitos homens vão além e se casam com ela vestida de branco (que na tradição significa pureza, virgindade), enquanto os convidados fazem piadinhas.

Pior ainda são aqueles que vão para lua de mel, quando na verdade, o mel já foi "tomado" por outro felizardo, que não precisou pagar nenhum "mico" para tê-la.

Lembrando ainda, que nenhuma mulher esquece de seu primeiro homem. os seguintes, por maior que seja a demagogia, são apenas números. O cara que assim procede, além de fraco, incapaz e "tapador de buracos", merece a separação e o chifre que com certeza virão no futuro. Isto porquê, nem mesmo este tipinho de mulher, respeitará um homem que é motivo de chacotas e burburinhos em portas de botecos.

Anônimo disse...

GRAÇAS A ESSA HISTORIA DE "SE MANTER VIRGEM ATÉ O CASAMENTO" UMA NAMORADA MINHA NUNCA TRANSOU COMIGO MESMO DEPOIS DE TRÊS ANOS DE NAMORO E DEPOIS DE MUITAS CARICIAS INCLUSIVE COM NUDEZ TOTAL...E OLHA QUE ELA JÁ TINHA 28 ANOS NA ÉPOCA! DEPOIS DE A DESEJAR MUITO E TER CERTEZA QUE ELA NUNCA TRANSARIA COMIGO FORA DO CASAMENTO, ALÉM DE RECUSAR CASAR PORQUE DIZIA "NÃO ESTAR PREPARADA AINDA" EU A DEIXEI. PASSARAM-SE VÁRIOS ANOS EU AINDA A MO MESMO ESTANDO CASADO COM OUTRA...ELA, AOS QUARENTA, VENDO QUE IA FICAR SOZINHA FOI MORAR JUNTO COM UM HOMEM MAIS VELHO SEPARADO. NÃO SEI NÃO MAS ACHO QUE ELA AO RECUSAR-SE A SER FELIZ, DEIXOU DE TER UMA FAMÍLIA DE VERDADE, PERDEU A OPORTUNIDADE DE SER MÃE. ELA DIZIA QUE ME AMAVA, MAS TAMBÉM DIZIA "QUE AS COISAS DEVEM ACONTECER A SEU TEMPO, NATURALMENTE... A VERDADE, É QUE O HÍMEM DELA, ERA MAIS IMPORTANTE PARA ELA E O QUE ACABOU ACONTECENDO NÃO FOI NADA DAQUILO QUE ELA SONHAVA.

Anônimo disse...

NA VERDADE, EU PERDI O GRANDE AMOR DA MINHA VIDA PARA ESSE TAL DE HÍMEM...