sábado, 10 de novembro de 2007

Mulheres Modernas

Estive lendo o livro Triste Fim de Plocarpo Quaresma, de Lima Barreto há um tempo e, bem no início, o autor enfatiza como as crianças eram educadas no começo do século XX. As garotas, desde pequenas, eram educadas para o casamento. Tudo o que faziam ou aprendiam era para ser utilizado no casamento, como cuidar da casa, cozinhar, tricotar, bordar etc. "[...] A instrução, as satisfações íntimas, a alegria, tudo isto era inútil, a vida se resumia numa coisa: casar.[...]".
Este trecho do livro chamou-me a atenção para o quanto a mentalidade e a educação das crianças mudaram ao longo do século. Atualmente, as mulheres não sao projetadas para o casamento, elas têm liberdade e igualdade sexual, objetivos pessoais, demonstram seus sentimentos e não passam mais a vida à espera deste compromisso como antigamente, mas preocupadas com o futuro profissional, por exemplo, com o sucesso e o reconhecimento que almejam ter, e com a independência sexual.
É normal se perguntar a uma garota de ou 17 anos a opinião sobre casamento e ouvir um sonoro "Deus me livre". Porém há outro grupo que até pensam em casar-se, mas somente depois de ter se graduado na universidade, que é para nao depender de marido.
Há ainda o grupo das que não pensam em casamento, mas querem ter filhos, já ouviram falar em "produção independente"? Meu Deus, aonde este mundo irá parar... Imaginem a confusão na cabeça dessa criança, não tendo um modelo de família com pai e mãe para crescer e apoiar-se. É a ascensão da mulher moderna. Esta geração de mulher auto-confiante que tem conseguido superar os obstáculos e ganhar espaço na sociedade machista. Obtendo a igualdade tão sonhada e já não dão mais a mesma atenção que nossas avós davam aos homens, despertando certa indignação deles.
É por conta dessa independência total, elas já não estão se envolvendo tanto em relacionamentos sérios, querendo mais é "curtir a vida", quando não percebem que estão desvalorizando-se ao "caçar", tomando atitudes que em outras épocas os homens tomariam. Isso é péssimo, a imagem da mulher do século XXI deveria ser outra.
Trocando em miúdoos, a mulher moderna é aquela que sabe bem o que quer, é segura por natureza, embora algumas vezes, tenha crises de carência. É aquela que faz charme, que trabalha, estuda e ainda tem pique pra balada do fim de semana. Que aceita as diferenças de raça, sexo, orientação sexual, partido político, religião, cor preferida etc. É não acreditar em príncipe encantado, nem em "eu te amo´s", mas, sim, que alguém possa se identificar e ter uma relação com ela. É ser livre de preconceitos, de idéias ultrapassadas. É lutar pelo que quer, acreditando com garra, seja pelas crianças abandonadas, seja para fazer tratamentos de beleza dolorosos e malucos.
Definitivamente, não sou tão moderna assim.

PS: Artigo feito quando eu era colunista do site, nao lembro se era o Zapeando ou o Akitemagito, mas na prova que eu tive semana passada na facul eu adaptei para crônica.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Yara. =]

Os seus textos são lindíssimos, viu? Você realmente escreve bem. Acho que já disse isso, né? Mas é que é a primeira coisa que eu penso quando venho aqui.

E sim, logo logo eu estarei de volta mesmo.
Que bom que se identificou com o que eu escrevi.

Beijo
=*

disse...

Menina, nem sempre tem final feliz não... vais ver no próximo da série... quer dizer, depende da concepção de final feliz tbm. :-P

Que bom que gostaste, menina, apareça sempre que quiser.

Seu texto é mto bem escrito, não concordo com parte (uma pequena parte) do que foi dito, mas isso não importa tanto assim. rs.

Voltarei por aqui.

Bjs, menina.

Samantha Abreu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

oiiiiiii!!!

Achei muito interessante seu texto e sua opnião.
Bom tenhu 18 anos e estou em uma fase que parece uma guerra de conceitos!
Concordo que hoje a mulher não é mais subjetiva e sim obetiva em suas realizações pessoais e profissionais,mas tb não me considero tãoooo moderna pois ainda acredito que um relacionamento é necessário algo mais "romântico"por assim se dizer!

bjô
Feliz ano novo