domingo, 28 de outubro de 2007

"Divagação segundo Yara"

"Eu caíra na tentação de ver, na tentação de saber e de sentir. Minha grandeza, à procura da grandeza do Deus, levara-me à grandeza do inferno. Eu nao conseguia estender a Sua organização senao através do espasmo de uma exultação demoniaca. A curiosidade me expulsara do aconchego - e eu encontrava o Deus indiferente que é todo bom porque nao é ruim nem bom, eu estava no seio de uma materia que é a explosao indiferente de si mesma. A vida estava tendo força de uma indiferença titânica. Uma titânica que está interessada em caminhar. E eu, quisera caminhar com ela, ficara enganchada pelo prazer que me tornava apenas infernal.


A tentação do prazer. A tentação é comer direto na fonta. A tentação é comer direto na lei. E o castigo é não querer mais parar de comer, e comer-se a si proprio que sou materia igualmente comivel. E eu procurava a danação como uma alegria. Eu procurava o mais orgíaco de mim mesma. Eu nunca mais repousaria: eu havia roubado o cavalo de caçada de um rei da alegria. Eu era agora pior do que eu mesma!" Clarice Lispector - A paixao segundo G.H.


Trecho do livro de Clarice Lispector em que ela divaga numa reflexao sobre Deus e humanos. Lindissimo, eu sou supeita, porque a cada dia me encanto mais com as obras dela. E eu to me sentindo desta forma, perdida, como G.H. ficou diante da barata. Preciso me assentar, organizar minha vida e meus sentimentos.

2 comentários:

. fina flor . disse...

quero ler esse!

li o Livro dos prazeres e é demaaaaaaaaaaais.

ela é perfeita.

beijos e boa semana, bela

MM.

Samantha Abreu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.