sábado, 6 de outubro de 2007

Medo, insegurança e carencia


Quantas vezes deixamos de conseguir o que queremos pelo simples medo de arriscar? Agir espanta o medo, então mãos a obra, nós nunca estaremos 100% prontos.
Medo: é sentimento de viva inquietação ante a noção do perigo real e imaginário; receio. Mas me pego pensando, o que será perigo real e imaginário e como distinguir um do outro. O perigo real causa danos reais, tipo, não andamos a noite no escuro, pois podemos ser abordados, porque realmente pode acontecer algo ruim. Mas o pior em nossas vidas é o medo do imaginário, que nos paralisa, não nos deixa agirmos, arriscarmos, e nem fazermos algo necessário apenas pelo medo de sofrer, de dar errado, e nisso perdemos muitas coisas. E muitas pessoas criam uma fantasia negativa, com medo do imaginário e pensam que isso é realmente muito aterrorizador. Muitos de nós deixamos de ser felizes somente por medo de dar errado, aí é que me pego pensando, mas e se der tudo certo? Só precisamos tentar...Se der certo, ótimo. Se não der, não é o fim do mundo, é só levantar e partimos para outra tentativa, o que importa é não desistir de ser feliz.
Arriscar é imprescindível para chegarmos a nossa felicidade, precisamos parar de só falar em “arriscar” e colocarmos mais em prática essa palavrinha simples, que carrega com ela tanto medo. Outra coisa que devemos prestar atenção, é que muitas vezes não acreditamos no que o outro está declarando, temos que ver que o que ele declara é real e não imaginário. Quase sempre julgamos errado o sentimento dos outros, simplesmente porque somos inseguros, na verdade não existe motivo aparente para desconfiarmos. Sendo fantasia ou não, esse medo faz com que nós queiramos nos esconder, fugindo de tudo que nos traga felicidade, apenas por insegurança, ou será o medo do imaginário?
Não sabemos o que vai acontecer amanhã, ainda não inventaram uma maquina do tempo para sabermos o que vai acontecer, para podermos agir certo. Então temos que pegar a nossa insegurança e jogarmos no lixo, pois no amor tudo o que precisamos é arriscar, e desse risco depende a nossa total felicidade, temos que confiar em nós mesmos e correr atrás da nossa felicidade com todas as forças, porque ninguém está preocupado se vamos ou não estar felizes, e se nós não nos preocuparmos e corrermos atrás, o que será de nós?
Grandes vitórias em todos os tipos de competições, principalmente a vida exigem grandes batalhas, e muitas vezes acabamos guerreando contra nós mesmos, carência, por exemplo, é típico em nós, muitas vezes nós a criamos e acreditamos plenamente que a culpa dela está nos outros, quando na verdade nós mesmo a criamos, com medo do imaginário. A vida é um degrau após o outro, eu sei que às vezes parece que nada dá certo, ou que ainda a vida só tem degraus a subir...Mas é simples, só precisamos acreditar em nós mesmos.
Mas é isso, vamos pensar no futuro, quando já tivermos vencido todos os problemas agora presentes, quando já estivermos ao lado daquela pessoa que tanto queremos, pense, no quanto seremos maiores e melhores. É apenas uma questão de tentar, esquecendo o medo, a insegurança e tudo que nos impede de sermos felizes.


PS: Texto escrito na época que eu era colunista social do site http://www.akitemagito.com/. Estou republicando ele. ;D

Nenhum comentário: